Projeto Flanger Engenharia de Som
DOCUMENTO)
HISTORIA FLAGING A flange é um aro ou bordo ,como uma bobina de fita. Os produtores manipulavam a flange de um rolo de fita para alcançar efeitos agradáveis em muitas gravações iniciais. Um dos primeiros exemplos conhecidos de produção de um som semelhante ao flanger moderna é 'The Big Hurt' por Tony Fisher, gravado em 1959. Em 1966, os Beatles gravaram Revolver em Abbey Road, e, como a banda gostava de duplicar seus vocais e esse processo era trabalhoso, o estúdio Townsend desenvolveu umo efeito coro se aproximando do flanger moderno. A implementação era baseada num reprodutor de fita cassete que era randonamicamente acelerado para imitar o efeito de um cantor tentando harmonizarse com o original.
NATUREZA DO FLAGING O flanger é uma espécie de delay ultracurto e o termo veio da época em que os efeitos de eco eram produzidos por fitas magnéticas, quando algumas trilhas precisavam ser mixadas. Como a velocidade das fitas era variada – uma em relação à outra (eram utilizados dois carretéis de fita) – isso criava uma modulação ‘ácida’, como aquela usada por Jimi Hendrix no final de ‘Axis: Bold as Love’. Tal efeito foi descoberto por Les Paul ao usar dois discos tocando o mesmo material, porém atrasando a velocidade de um em relação ao outro.
O termo " flanger " surgiu a partir da forma como o efeito foi originalmente conseguido: duas máquinas de fita estão configurados para jogar a mesma fita em uníssono , sendo as suas saídas misturadas de igual modo de acordo com a figura a seguir: Para atingir o efeito flanger, a flange (anel exterior) de uma das bobinas de abastecimento de fita é tocada levemente para diminuir a velocidade, diminuindo assim
o campo e gerando um atraso entre as duas máquinas . O flange da primeira máquina é liberada, e a flange do carretel de alimentação da outra máquina é tocado levemente para retardálo.
Isto faz com que