Projeto Filtro passivo
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Acadêmicos:
1 INTRODUÇÃO
Sabe-se que desde meados do século 20 já era possível promover a comunicação entre dois dispositivos através da rede elétrica, ambos funcionando simultaneamente. Isso ocorre graças a um sistema chamado de Power Line Communication (PLC). A tecnologia PLC transmite sinais através das redes de distribuição de energia, consolidando-se assim como mais uma opção de conectividade. Para isto, roteadores devem ser instalados junto aos transformadores de energia nas ruas. Um decodificador separa a corrente elétrica dos sinais de voz, dados e Internet.
È um sistema de telecomunicação que opera com rádio freqüência (RF) na faixa entre 1,7 e 34 com MHz. Utiliza a rede elétrica de distribuição como meio de transporte para o fornecimento de sinais. [...] A tecnologia PLC de acesso é um meio de comunicação sobre as redes de média e baixa tensão (ANEEL,2007).
Para executar essa tecnologia, necessita muito estudo, pois há a necessidade de regularizações para deixar essa tecnologia totalmente hábil, como emissões eletromagnéticas, interferências, qualidade, confiabilidade, dentre outros. Para isso existem as melhorias na produção de filtros com que garantam esses pré requisitos necessários pra que essa tecnologia seja usufruída da melhor forma.
2 CIRCUITOS III
2.1 FILTROS
Existem várias configurações simples de circuitos, também chamadas de redes, que são de grande importância principalmente para os circuitos eletrônicos. Estas redes (circuitos) são chamadas de Filtros. Na sua definição mais simples, Filtro é um circuito que apresenta um comportamento típico em função da frequência do sinal a ele aplicado, permitindo a passagem de sinais com certas frequências, enquanto suprime sinais com outras frequências. Os filtros são basicamente compostos por impedâncias interligadas (redes) e o comportamento destes circuitos