Projeto famíliar
A contracepção (controle da natalidade) é o termo usado para a prevenção da gravidez. Existem muitas formas de prevenção à gravidez.
Algumas são muito mais eficientes que outras, que vão desde o uso de medicamentos hormonais, dispositivos anticoncepcionais (barreiras), períodos de abstinência sexual, e até cirurgia. A seguir serão informados alguns procedimentos básicos sobre estes vários métodos que poderão ajudar na escolha de qual método é melhor para você e seu estilo de vida.
Lembre-se de ponderar que o método que escolher deverá protegê-lo também de doenças sexualmente transmissíveis. Às vezes terá que usar mais de um método para prevenir gravidez e doenças.
O preservativo masculino de látex e o preservativo feminino de poliuretano são os melhores métodos de proteção atualmente disponíveis contra doenças sexualmente transmissíveis.
Eles são a única forma de reduzir o risco de ser infectado durante o ato sexual com o HIV, o vírus que causa AIDS. Os métodos anticoncepcionais nos quais são usados hormônios, tabelas baseadas no ciclo menstrual, e coito interrompido não dão qualquer proteção contra doenças.
Quais são os métodos diferentes de contracepção?
Medicamentos Hormonais
Pílulas contraceptivas (preservativos orais), Norplant, e Depo-Provera contém formas sintéticas dos hormônios progesterona e/ou estrogênio que impedem os ovários de uma mulher de liberarem um óvulo todo mês. Eles também espessam o muco cervical, que então age como uma barreira para o espermatozóide.
Uma mulher toma pílulas anticoncepcionais de acordo com um horário diário prescrito pelo médico. Depo-Provera é administrado através de uma injeção e evita gravidez por 3 meses. Norplant é um conjunto de cápsulas pequenas, finas, flexíveis que são colocados sob a pele do braço da mulher e evita gravidez por até 5 anos, período permitido de permanência dos implantes no local.
Todas estas formas hormonais de controle da natalidade