Projeto evento da bacia leiteira
I SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE A ATIVIDADE LEITEIRA
I FESTA DO LEITE E DERIVADOS
III FEIRA CULTURA DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA DA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO
1. INTRODUÇÃO
O leite está entre os seis produtos mais importantes da agropecuária brasileira, ficando à frente de produtos tradicionais. O Agronegócio do Leite e seus derivados desempenham um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda para a população do campo principalmente.
Portanto, além da sua importância nutritiva e econômica, o leite desempenha relevante função social, principalmente na geração de empregos diretos e indiretos. Estudos apontam que o agronegócio do leite. Visto numa dimensão mais abrangente, que inclui os pequenos produtores, é responsável por 40% dos postos de trabalho no meio rural.
A produção de leite no Brasil, a rigor, tem perspectiva de continuar crescendo, em média, 4% ao ano. Para isso acontecer o desafio é aumentar a produtividade de regiões emergentes como Rondônia, Mato Grosso e sul do Pará.
Quanto aos municípios da região norte de Mato Grosso, denominada também de Território da Cidadania “Portal da Amazônia”, tem como principal base econômica a pecuária, com forte expressão na produção do leite. A propósito, foi registrado nos últimos 15 anos um crescimento da ordem de 118% no setor, consolidando-se como uma região de referencia no estado, em termos de bacia leiteira.
De acordo com a Associação Matogrossense de Municípios – AMM, somente no Território Portal da Amazônia são produzidos - atualmente - uma média diária de 300.000 litros de leite. Isso enfatiza que o negócio sofre com problemas de baixa produtividade. Pesquisas revelaram que, o produtor de leite que consegue uma renda aceitável, possui muitas vacas produzindo pouco leite em áreas cada vez maiores de pastagem. Portanto, aumentar a produtividade, neste contexto, significará alcançar metas de aumento de produção sem ampliação das áreas de pastagens.