Projeto etico-politico junto as politicas sociais
Já estamos quase concluindo o 4º semestre do curso de Serviço Social e em cumprimento às atividades relativas a avaliação, especificamente o Portfólio em grupo, coube-nos a tarefa de elaborarmos um texto apartir de uma pesquisa de campo - A Entrevista – que proporcionou a nós acadêmicas do curso, a oportunidade primeira de colocar em prática ( se não com o usuário, mas com os funcionários do serviço ) um dos instrumentos técnicos-operativos do Serviço Social, com o objetivo de aprofundarmos a reflexão sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro, junto às Políticas Sociais nacionais e especificamente locais.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Monsenhor Hipólito no contexto do Projeto Ético- Político
Se o Projeto Ético-Político do Serviço Social brasileiro é resultado da luta pela democracia e subsídio para a formulação de propostas que venham colaborar com o enfrentamento da questão social, Monsenhor Hipólito/PI, cidade cenário para a montagem do presente trabalho, também se ancora no projeto. Pequena, com apenas 7.391 habitantes não se difere de nenhuma outra localidade. Existe sim, também, a problemática social, sobretudo na população de baixa renda, população da periferia, em alguns adolescentes, em idosos, dependentes químicos, entre outros; e que, de certa forma, se envaidece por contar com os órgãos públicos inerentes à questão, instituídos na cidade com um quadro de funcionários que além da bagagem adquirida na graduação, possuem a capacidade crítica de análise e conhecimento da realidade local, se opondo a atitudes de voluntarialismo e exclarecendo as interpretações errôneas acerca das ações políticas sociais.
2.2 A dimensão política do projeto
A dimensão política do projeto é claramente enunciada. Ele se aposta em favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização, do acesso a bens e serviços relativos às políticas e