Projeto estrutural
Universidade Católica de Pernambuco
Recife,23 de abril de 2012
Professora: Marta Rolim
Aluno: Walter Souza
Matéria: Desenho técnico assistido por Computador
Projeto Estrutural
FUNDAÇÃO
Definição:
Fundações são os elementos estruturais cuja função é transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoiará, ou seja , direcionar o peso estrutura para o solo. Para saber o tipo de fundação adequada a ser usada na construção de um edifício por exemplo, deve-se começar fazendo a SONDAGEM do terreno, para a verificação do tipo de solo, resistência, presença de lençóis freáticos entre outros fatores que são de fundamental importância para que o Engenheiro Calculista desenvolva o projeto.
Parâmetros para a escolha da fundação:
Alguns fatores são muito importantes a serem considerados para a escolha do tipo de fundação. Numa primeira etapa, é preciso analisar os critérios técnicos que condicionam a escolha por um tipo ou outro de fundação. Os principais item a serem considerados são:
Topografia da área: Dados sobre taludes e encostas no terreno, ou que possam atingir o terreno; A necessidade de efetuar cortes e aterros dados sobre erosões, ocorrência de solos moles na superfície; A presença de obstáculos, como aterros com lixo ou matacões.
Características do solo: variabilidade das camadas e a profundidade de cada uma delas; existência de camadas resistentes ou adensáveis; compressibilidade e resistência do solos; a posição do nível d’água.
Dados da estrutura: A arquitetura, o tipo e o uso da estrutura, como por exemplo, se consiste em um edifício, torre ou ponte, se há subsolo e ainda as cargas atuantes.
Além dos parâmetros técnicos descritos anteriormente, também é importante a comunicação com os vizinhos de edificações próximas para saber qual o tipo de fundação usada nas edificações que eles
residem, e também se já houveram problemas com a fundação dessas