Geotermica
1.1- CONCEITO
Energia Geotérmica é a energia extraída do interior do planeta Terra em forma de calor.
1.2- ORIGEM
A Terra existe a bilhões de anos e iniciou-se com uma temperatura de aproximadamente 1000ºC. Devido ao grande aumento de sua temperatura interna, quando esta atingiu o ponto de fusão do ferro, liberando grande energia gravitacional em forma de calor, e provocando fusão de materiais, originando assim, o núcleo da Terra, o manto (onde se localiza o magma) e a crosta. As principais rochas que formam a crosta terrestre é o granito e basalto, mas o granito produz maior parte do calor. O problema, é que a Terra não é constituída uniformemente de granito, portanto o calor não é constante através da superfície terrestre, ou seja, ele varia de acordo com a região.
A Energia Geotérmica é uma fonte de energia alternativa que é encontrada em regiões especiais da superfície da Terra, isto é, ela só pode ser aproveitada em lugares onde o calor é mais acentuado, como por exemplo, onde houve manifestações vulcânicas e atividades tectônicas pois o gradiente térmico é mais adequado para extração desse tipo de energia.
1.3- UTILIZAÇÃO DA ENERGIA GEOTÉRMICA
Na Grécia, Império Romano , Babilônia e Japão era utilizada para fins medicinais nas termas de águas quentes e isso já se sabia através de documentos romanos de mais de 2000 anos.
A Itália foi o principal país a desenvolver a geração de eletricidade à partir de energia geotérmica.
Sua maior vantagem, é a escala de exploração, que pode ser adequada às necessidades, permitindo o seu desenvolvimento em etapas, à medida que aumenta a demanda. Uma vez concluída as instalações, os seus custos de operação são baixos.
O tempo de vida de um campo geotérmico é de algumas décadas enquanto que sua recuperação pode levar séculos.
Existem 3 tipos de recursos de energia geotérmica utilizados:
Vapor quente
Água quente
Rocha quente
Em alguns locais do planeta, existem tanto