Movimentos sociais
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
NEUDIANE THAIS CARNEIRO RODRIGUES
RESENHA ACADÊMICA:
MOVIMENTOS SOCIAIS
Resenha apresentada à professora Andrea Sousa da disciplina Sociologia para obtenção de nota referente à 2º avaliação.
São Luís
2012
MOVIMENTOS SOCIAIS
Até o início do século XX, o conceito de movimentos sociais considerava apenas a organização e a ação dos trabalhadores em sindicatos. Os movimentos sociais é produto de determinados contexto históricos e sociais. As definições, embora ainda permanecessem confusas, admitindo uma relação teórica, principalmente na obra de Alain Touraine, para quem os movimentos sociais seriam o próprio objeto da Sociologia. Segundo Touraine, os novos movimentos sociais deixam transparecer uma nova geração de conflitos sociais e culturais; uma luta sobre as finalidades da produção cultural, educacional, de saúde e informação de massa. Por isso o forte desinteresse pelas instituições políticas e das ideias sociais. É uma luta por uma democracia interna.
Apesar do desenvolvimento que o conceito teve nos últimos anos, não há consenso ainda hoje entre os pesquisadores sobre seu significado. Outros estudiosos do tema, como Alberto Melucci, por exemplo, questionam o conceito de movimentos sociais por considerá-lo reducionista, e empregam preferencialmente o de ações coletivas.
Por outro lado, Karl Marx apontava que cada sociedade ou estrutura social teria como cenário um contexto histórico na qual estariam em conflito as classes, terreno das relações sociais, a depender dos modelos culturais, políticos e sociais. Assim, os movimentos sociais fariam explodir os conflitos já postos pela estrutura social, sendo uma ferramenta fundamental para a ação com fins de intervenção e mudança daquela mesma estrutura. Em modo geral, sua definição se refere à ação de um grupo de pessoas que tem por objetivo alcançar mudanças sociais, defendendo seus valores e