projeto escolinha de percussão
Este projeto tem como finalidade inserir crianças e jovens no contexto cultural promovendo maior conhecimento sobre seus valores, costumes e disciplinas. Formação de jovens ritimistas para agregar e realizar intercâmbio entre as escolas de samba do bairro (Parceria com a Escola de Samba Estrela Cadente) fortalecendo a integração na região.
VALORES - A importância de uma escola de samba para o desenvolvimento da região como fator agregador na integração ente componentes bem como o convívio em coletividade.
COSTUMES - Valorizar os costumes tradicionais é fundamental para o crescimento e continuidade dos fundamentos de comunidade junto a sociedade tendo em vista que hoje muitos jovens se prendem ao imediatismo e modernização não levando em conta as antigas tradições que são alicerce de uma sociedade sadia.
DISCIPLINA – O valor da hierarquia é muito importante para que possamos viver em sociedade. O trabalho em equipe além de promover a integração, mostra a importância de um conjunto não só em uma banda ou bateria, mas também em sociedade onde cada indivíduo tem um papel a desempenhar.
Projeto ministrado em aulas práticas e teóricas sobre musicalidade, princípios básicos de percussão, Surgimento das escolas de samba, importância da bateria numa escola de samba, conhecimento dos instrumentos, consciência rítmica, conjunto, disciplina e comando.
O projeto é constituído por uma equipe que será responsável pelas aulas teóricas e práticas bem como encaminhamento dos alunos em destaque para as incursões nas agremiações parceiras que são:
Cleiton Balbino da Silva (Cleitinho) (Coordenador) - integrante da bateria da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde por 18 anos, diretor de harmonia da Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, diretor de harmonia da Escola de Samba Pérola Negra por 5 anos, Diretor de Bateria da Escola de Samba Estrela Cadente por 4 anos.
Caio Augusto Balbino da Silva