Projeto empresarial
A Teoria de Taylor, que valorizava a organização dos processos de produção de uma empresa para que houvesse um melhor aproveitamento do tempo e das qualidades individuais de cada funcionário adequadas a cada tipo de tarefa realizada por eles, retratada no filme Tempos modernos protagonizada por Charles Chaplin, tem o trabalhador como uma “máquina” não se preocupavam com sua satisfação ao exercer determinada tarefa, mas sim com a produtividade que o mesmo traria.
O filme abrange, o efeito trazido pela Revolução Industrial, a necessidade que as empresas da época (Séc. XX) tinham em produzir cada vez mais, conforme a teoria anteriormente citada, acreditavam que ao dividir a produção por etapas e colocando um funcionário para cada uma delas, o processo ganharia mais agilidade, consequentemente aumentaria a quantidade produzida, o que realmente resultou num processo de produção com o mínimo de custo possível. Por outro lado, estavam os trabalhadores que realizavam longos jornadas de trabalho de uma maneira monótona, que gerava a insatisfação, mesmo sendo remunerados com baixos salários pela atividade feita.
A relação do filme e da Teoria apresentada por Taylor, foi bem aplicada se tratando à respeito do processo de produção adotada por eles, o contrário visto em relação ao tratamento dos operários, pois não havia preocupação com o incentivo moral e o respeito as condições a que eles eram submetidos, o oposto do pensamento de Taylor. Enfim, podemos ver no filme toda a desordem que eles viviam, e a crítica feito ao sistema desigual da época entre os operários e patrões.
Daiane Aparecida jacinto
Faculdade Opet
Curso de Administação
1º Período - NoiteA Teoria de Taylor, que valorizava a organização dos processos de produção de uma empresa para que houvesse um melhor aproveitamento do tempo e das qualidades individuais de cada funcionário