Projeto elétrico predial
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT
ENGENHARIA CIVIL
CAUÊ DE LIMA HERBELE
DANILO FERNANDES CERANTO
DAVI ROBSON SILVA ESTEVÃO
EDUARDO BATTAGLIN
LUIZ FERNANDO CHIOGNA GIRARDI
RODRIGO DEMARCHI
PROJETO ELÉTRICO PREDIAL
JOINVILLE, SC
2012
1. MEMORIAL DESCRITIVO
O projeto elétrico Predial foi dimensionado atendendo as normas da concessionária local (CELESC), bem como busca atender as normas técnicas estabelecidas pela NBR 5410.
O edifício tem uma área construída de 3838 m², considerando que são 40 apartamentos de 92 m² e casa de máquinas mais caixa d’ água de 158 m².
Cada apartamento apresenta uma demanda de 59,04 KVa , o condomínio possui 57,188 KVa e seguindo os cálculos apresentados pela Celesc a demanda total do edifício é de 139,474 KVa.
A demanda do edifício ficou abaixo de 225 KVa, a tensão de fornecimento será de 380/220, na qual a Celesc ficará encarregada de instalar um transformador adequado para atender a edificação.
As especificações dos ramais entrada e de ligação foram feitas atendendo ao padrão da Celesc, para o condomínio também foi utilizado o mesmo procedimento, porém para cada apartamento não tivemos condições de fazer devido a falta dos dados das cargas utilizadas em cada apartamento (TUE’S, TUG’S, iluminação, etc), entretanto como foi passado em sala de aula só iremos abordar os ramais de entrada e ligação da concessionária e mais a do condomínio ( temos os dados disponiveis).
No projeto de SPDA utilizamos o método de Faraday buscando uma melhor eficiência na proteção da edificação e de seus componentes e também implantamos no ponto mais alto da edificação um sinalizador para alertar aviões e helicópteros.
Neste projeto foi feito o aterramento para o SPDA e para edifício, com intuito de garantir a qualidade e a preservação dos ambientes e das vidas presentes na edificação.
O projeto contém: * Memorial do cálculo da demanda; * Especificação do ramal de entrada e