projeto educaçao fisica
Este trabalho envolve uma reflexão sobre os modos de aprender em contextos educacionais considerando como ocorreria o processo ensino/aprendizagem se ambos praticassem na sala de aula o exercício da escuta sensível. Discute-se ainda as contribuições sobre os estilos de aprendizagem e o que esse conhecimento pode trazer para o processo educativo que passa por uma relação de empatia entre quem aprende e quem ensina. Pois é o contexto que favorece que a verdadeira aprendizagem ocorra, resultante desse sentimento de identificação entre os pares, que é o ponto de apoio para a escuta sensível.
2 DESENVOLVIMENTO
O professor é um agente que tem a missão de provocar em seus alunos novos conhecimentos, por meio de novas formas de pensar, ver e agir no mundo, tornando a aprendizagem mais significativa.
De acordo com Paulo Freire (1979,51). A construção do conhecimento se estabelece conforme as relações que organizam e explicam o mundo. Isso envolve assimilar aspectos dessa realidade, apropriando-se de significados sobre a mesma, através de processos ativos de interação com outras pessoas e objetos, modificando ao mesmo tempo a forma de agir, pensar e sentir (FREIRE, 1979, 51)
Nessa relação, tem-se no educador uma grande responsabilidade e a possibilidade de mediações importantes, no processo de ensino aprendizagem.
Professor e aluno devem caminhar juntos na construção do conhecimento, objetivando os mesmos ideais
Durante dois dias a equipe da escola se fecha na sala de informática e, com todas as avaliações e sugestões dadas pelos pais e pelos funcionários, inicia a última etapa do processo. São momentos de grande interação entre os professores. Agrupados por série, eles relacionam os objetivos atingidos e os não alcançados no ano anterior. As sugestões para que as metas se concretizem vêm deles próprios e de colegas de outras séries, encadeando assim todo o processo de ensino. "Nesse