Projeto educacional
Autora: Maria C.M.Foramiglio Ano: 2005
JOGOS, BRINCADEIRAS E QUALIDADE DE VIDA EM UM PROJETO
EDUCACIONAL INTERATIVO
QBJETJVO GERAL:
Atender a prática educativa de futuros pedagogos com as instituições que solidariamente atendem crianças,jovens e adultos que passam por transtornos de saúde física mental.Este projeto tem por finalidade,através brincadeiras e jogos lúdicos,amenizar e colaborar para a recuperação dessa população alvo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Colaborar para a melhora de qualidade de vida das pessoas que estão nessas instituições; . Considerando essencial uma abordagem lúdica e prazeirosa em relação ao conhecimento neste período em que os sujeitos envolvidos estão em tratamento.O espaço para brincar é fundamental para ajudar na recuperação da saúde; Para os futuros pedagogos aprender a organizar sua prática,pesquisando e refletindo suas ações,criando jogos para abranger a diversidade de experiências que irão enfrentar na colaboração com a qualidade de vida e saúde das pessoas.
PÚBLICO ALVO:
. Crianças e jovens atendidos no Hospital Santa Casa; . Crianças e jovens atendidos no Gepaci; . Jovens e adultos atendidos no Hospital Mental; Jovens a adultos atendidos no Hospital Psquiátrico André Teixeira Lima; . Jovens e adultos atendidos no Hospital Jardim das Acácias; , Crianças e jovens atendidos na Creche Especial Maria Claro.
FUNDAMENTAÇÃO:
E muito grande o número de pessoas que se encontram afastadas das convivências social e escolar para cuidar de suas saúdes.
Há a necessidade da conscientização dos futuros pedagogos com relação às crianças em qualquer situação em que se encontremfde construir conhecimentos de forma ativa, participativa ( com jogos e brincadeiras ) interagindo com os objetos sociais do conhecimento.
Observa-se a oportunidade dos futuros pedagogos,compreender, cuidar e entender que mesmo