Projeto economia
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
MACROECONOMIA E MICROECONOMIA DE PROJETOS
PATRICIA RAMALHO DE PAULA
Cidadania e Educação
CURITIBA 2009
Histórico
Registros históricos constatam que após a II guerra Mundial o neoliberalismo deixou de ser uma tendência e passou a ser uma diretriz seguida pela maioria dos países ocidentais. Conforme Juliana Velloso Durão no seu trabalho de conclusão de curso de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, “Perfil e Panorama Atual da Responsabilidade Social Empresarial: Uma análise da indústria paulista” (2004), o modelo neoliberal pregava o fim do Estado intervencionista e por mais soberania do mercado, resultando no aumento da pobreza e da desigualdade em todo o mundo. Marley Rosana Melo de Araújo, no seu artigo “O que é responsabilidade social de empresas para o consumidor: Significado e influências”, faz um traçado histórico iniciando com os Estados Unidos na década de 60, que inicia suas atividades de cunho social na área de preservação do meio ambiente. No Brasil temos início no começo do século XX, com a Igreja Católica, surgindo as primeiras fundações e entidades de benemerência Marley faz uma citação de Toldo – 2002 e Pinheiro – 2001 na página 5 do seu artigo que ilustra muito bem a época em que as empresas começam a atuar no setor social.
“A atuação empresarial no setor social teve início na década de 60 com a criação da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), reconhecendo a função social das empresas. Em 1982, a Câmara Americana do Comércio de São Paulo lança o prêmio Eco de cidadania empresarial (Toldo, 2002).”
“Contudo, Responsabilidade Social só ganha visibilidade no meio empresarial em 1993, com a campanha nacional Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida, encabeçada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho,