Projeto De Economia AV2
DANIEL MERCÊS
GABRIELE COSTA
MARIA BÁRBARA
REBECA TAMARA
LIXO EM BIOGÁS
SALVADOR
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO
DANIEL MERCÊS
GABRIELE COSTA
MARIA BÁRBARA
REBECA TAMARA
LIXO EM BIOGÁS
Trabalho da disciplina de Economia ministrada pelo professor Gilson Queiroz sobre verificação e ampliação no mercado real a partir de temas diversos.
SALVADOR
2014
SUMÁRIO
1. Introdução: As fontes energéticas do Brasil
1.1. A questão do Petróleo: Início e desaceleração
1.2. O carvão Mineral
1.3. As hidrelétricas e o Efeito Estufa
2. O Projeto: Lixo em Biogás
2.1. O Biogás
3. Análise de dados/custos e Resultados esperados
4. Benefícios
5. Conclusão
6. Referências Bibliográficas
7. Anexos
1. Introdução: As fontes energéticas do Brasil
A busca incansável por energias renováveis no mundo atual tem sido a maior preocupação, não só de cientistas em todas as áreas acadêmicas relacionadas ao assunto, mas da população em geral. O meio ambiente em que estamos inseridos e a biosfera na qual vivemos é rica e abundante, porém escassa, saber gerir essa escassez é tanto a problemática quanto a fonte de estudo da Economia.
1.1. A questão do Petróleo: Início e desaceleração
Devido a questões socioculturais onde prevalecia a cultura extrativista e rural no Brasil, até a década de 1940, mais de 75% da energia primária vinha da queima da lenha. Com o declínio latente da indústria cafeeira, os governos posteriores foram obrigados a investir em indústrias e tecnologias diferentes, induzindo assim o uso de novas fontes energéticas, como o petróleo, estimulando a criação de rodovias e com isso, um enorme consumo de petróleo interno. Em meados da década de 50, produzíamos cerca de 2.700 barris, sendo consumidos em torno de 170 mil barris/dia, um número alto que refletia o incentivo rodoviário, mas em contrapartida, a nossa dependência do petróleo do Oriente Médio aumentava. As tensões já eram acirradas