Projeto ecoalfabetização
Em um mundo que passa por grandes transformações todos os dias, e que a cada dia cresce a preocupação com o meio ambiente tornando-se cada vez mais importante a busca de formas harmoniosas de convívio entre sociedade e meio ambiente, faz-se imprescindível que a escola esteja preparada para ensinar a criança desde os primeiros anos conceitos e ações que visem a sustentabilidade ambiental.
A Educação Ecológica aborda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem com suas mútuas influências e adaptações, bem como as mudanças nas condições de vida do homem e sua relação com conseqüente adaptação as transformações do meio ambiente, motivados pelos processos tecnológicos e os sistemas de organização social
Assim a educação ecológica deve despertar uma nova visão nas crianças no sentido de iluminar-lhes quanto à interligação existente entre todos os níveis de vida e o conseqüente respeito à todas elas.
Mostrar ao infante a necessidade moral de preservar a natureza elucidando as trágicas conseqüências de sua destruição, bem como demonstrar-lhes que sem uma vida sustentável logo chegaremos ao caos, é papel intransferível da escola, afinal a criança levará para toda a vida os ensinamento adquiridos nos anos de base.
A escola deve deixar claro que ao deixarmos para traz velhos hábitos de domínio, a educação ecológica pode estimular o desenvolvimento moral dos indivíduos, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa, responsável e sustentável.
Projeto de educação ecológica devem ser implantados nas escolas e em todos os seus níveis estendendo-se até os cuidados cotidianos com a natureza.
Cumpre ressaltar que a educação ecológica deve também se estender fora da escola, com as famílias dos alunos, orientando-os no uso racional da água, da coleta seletiva do lixo e na