Projeto Eclusa
Eletrônica Experimental
ECLUSA
Santa Rosa 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DEFINIÇÃO DE ECLUSA 4
DESCRIÇÃO 5
DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES 5
DESCRIÇÃO DO PROJETO 6
EQUAÇÃO BOOLEANA SIMPLIFICADA 6
COMPONENTES 7
RELATÓRIO DOS TESTES DE FUNCIONAMENTO 10
RESISTORES 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIA 11
INTRODUÇÃO
Dia 26 de maio de 2014, um grupo de alunos do 1º Semestre do Curso de Ciência da Computação do Campus Santa Rosa, começou o projeto de automatização de uma maquete de eclusa, onde tiveram que usar vários componentes que foram estudados durante as aulas, e foram utilizados na construção do circuito lógico, também utilizou-se portas lógicas para facilitar a construção e satisfazer o objetivo final do trabalho. DEFINIÇÃO DE ECLUSA
Uma eclusa é um sistema hidráulico que permite que barcos subam ou desçam em rios ou mares geralmente onde há desníveis de água, como barragens quedas de água ou corredeiras.
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para navios, e funcionam da seguinte forma: Há duas comportas responsáveis por separar os dois níveis de água, quando a embarcação precisa subir, ela entra pela comporta da eclusa à jusante (nível mais baixo) e fica no reservatório, que é então enchido com água elevando a embarcação para que possa atingir o nível mais alto, à montante (nível mais alto).
Quando a embarcação precisa descer, ela entra pela comporta da eclusa à montante e permanece no reservatório enquanto que ele é esvaziado para o nível correto, descendo a embarcação até o nível mais baixo da água.
Esse sistema é indispensável em lugares como o canal do Panamá, onde o trafego de navios é altíssimo e existe muita passagem de água salgada para água doce e vice-versa, e também pelos desníveis de água dos oceanos Atlântico e Pacífico. DESCRIÇÃO
Este trabalho consiste na automatização de uma maquete de eclusa, com o objetivo de aplicar tudo o que foi