Relatório Eclusa
ENGENHARIA CIVIL
EQUIPE
ECLUSA – PROJETO E EXECUÇÃO
FORTALEZA
2014
PROJETO E EXECUÇÃO DE UMA ECLUSA
INTRODUÇÃO
Eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que embarcações subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras).
Eclusas funcionam como degraus ou elevadores para os navios: há duas comportas separando os dois níveis do curso d'água. Quando a embarcação precisa subir o rio ela entra na eclusa pelo lado jusante e permanece na câmara. A comporta de jusante é então fechada e a câmara enchida com água, causando a elevação da embarcação até que se atinja o nível do reservatório superior. A partir desse momento, a comporta de montante pode ser aberta e a embarcação sai da eclusa.
Quando a embarcação precisa descer o rio ela entra na câmara pelo lado montante da eclusa. A seguir, fecha-se a comporta de montante e esvazia-se gradualmente a câmara até que se atinja o nível do reservatório inferior. A porta de jusante é aberta e a embarcação sai da eclusa. As operações de enchimento e esvaziamento da câmara são geralmente feitas por gravidade com a ajuda de pequenas comportas e válvulas.
Eclusa de Montante é a eclusa que faz a interface entre o Canal Intermediário e o lago da barragem, ligada à mesma barragem onde se encontra a Usina Hidrelétrica.
Eclusa de Jusante é a eclusa que faz a interface entre o Canal Intermediário e o leito do rio.
OBJETIVO
O projeto surgiu da necessidade de vencer o desnível, imposto pela construção da barragem da Usina hidrelétrica e para permitir a navegação no rio.
EXECUÇÃO
1. Medir e cortar o vidro;
2. Lixar a borda dos vidros;
3. Fazer um aquário de vidro usando silicone para evitar vazamentos;
4. Colar o perfil de alumínio no interior do aquário com silicone para dividi-lo em três partes;
5. Colocar a borracha no perfil de alumínio para vedar as