projeto doce lar
Conforme solicitado, segue a atuação do Projeto Doce Lar no que se refere ao atendimento as crianças. Desde o final de 2012, as três escolas da Vila Progresso ingressaram no programa do governo federal: Mais Educação. Com isso, todas as crianças que participavam do Projeto Doce Lar deixaram de frequentar o mesmo, pois o programa Mais Educação (aulas de violão, atividade física, reforço escolar, cultivo de hortas, etc) funciona no contra turno escolar e é obrigatório. A Nádia já havia auxiliado a igreja em Curitiba neste programa em 2010-2011 .Ela ofereceu as dependências do Doce Lar, bem como a sua experiência para auxiliar uma das escolas(Claudio dos Santos Barbosa).Então, durante o ano de 2013 a Nádia deu as aulas de reforço dentro da própria escola, interagindo com os professores e atendendo entre 40 a 60 crianças nos dois períodos do dia, duas a quatro vezes por semana. A duração das aulas era de 40 minutos com turmas em dois períodos no mesmo turno.
De minha parte, dei aulas de informática para os 40 melhores alunos da escola, 20 em cada período, uma vez por semana. Foi uma estratégia que usamos junto a escola para premiar os alunos mais esforçados (as aulas de informática aconteceram só no segundo semestre, pois no primeiro estávamos em reforma). A pr Vivian ajudava na parte de recreação e um professor de educação física da própria escola usava a quadra até 3 vezes por semana em sua atividade. Atuamos com todas as crianças da escola, aproximadamente 150 crianças.
Em 2014, por questões econômicas ou politicas, o programa Mais Educação ainda não iniciou em nenhuma das escolas da Vila Progresso. Mesmo assim, a Nádia foi até a escola e se colocou a disposição para ajudar no reforço escolar dos alunos, e, cerca de 20 a 30 crianças, indicadas pela própria escola tem vindo para receber o reforço aqui dentro do Projeto Doce Lar. A duração das aulas é de 3 horas com 20 minutos de lanche.
As aulas de informática ainda não