TCC - idosos
GOSTO DO CLIENTE : Receber a família para um churrasco , jardinagem.
Obs. Gostaria de aproveitar o mobiliário e mesclar com novas peças.
Móveis e objetos personificam as relações humanas, povoam o espaço que essas relações dividem entre si e podem ou não se revestir de uma alma; aqui, entendida como um significado. Baudrillard (1993, p. 22), aquilo que faz a profundidade das casas de infância, sua pregnância na lembrança, é evidentemente esta estrutura complexa de interioridade onde os objetos despenteiam diante de nossos olhos os limites de uma configuração simbólica chamada residência.
Introdução- JUSTIFICATIVA: Os idosos representam 11% da população brasileira e serão 22%, o dobro, em 2025. Afinal, todo mundo tem um parente idoso ou no caminho da terceira idade. Portanto, o ideal é pensar na casa a longo prazo, vendo como adaptar os espaços para garantir mais conforto e segurança nessa etapa da vida.
Pensar a casa para um idoso. Aspectos funcionais e subjetivos. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Áreas do conhecimento- psicologia ambiental, ergonomia, paisagismo (terapia ocupacional), conforto ambiental (bioclimática) e design .
DESIGN DE INTERIORES COMO LINGUAGEM – O QUE QUER COMUNICAR
CRÍTICA AO DESIGN DE CONSUMO
PESQUISAR O COMPORTAMENTO DO IDOSO E SUAS NECESSIDADES FISICAS E PSICOLOGICAS.
TERAPIA OCUPACIONAL (jardinagem)
CONCEITUAR REFERENCIA ESTÉTICA E RELACIONAR COM O SIGNIFADO CASA LAR: BRASILIDADE X CASA LAR DOCE LAR
ESTRATÉGIAS DE PROJETO:
Casa adaptada http://helenadegreas.wordpress.com/2012/12/17/por-um-projeto-de-paisagismo-acessivel-revista-casa-projeto-estilo/ jardim terapeutico http://jaya.eco.br/paisagismo jeito de morar brasileiro – BRASILIDADE – TROPICAL http://www.abup.com.br/brasilidade-a-flor-da-pele/ LEVANTAMENTOS:
LOCALIZAÇÃO
ORIENTAÇÃO SOLAR
PLANTA BAIXA
FLUXOGRAMA DOS AMBIENTES A SEREM TRATADOS (ex: cozinha, jardim interno ou área de lazer)
VISTAS