Projeto - doação de sangue
O sangue é um tecido conjuntivo produzido pela medula óssea que realiza várias funções no organismo. É composto por plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, hemácias, plaquetas, sais, vitaminas, água e fatores de coagulação.
A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. O sangue coletado é armazenado em um banco de sangue e, posteriormente, é realizada uma transfusão de sangue.
A ciência, embora avançando em muitos setores, ainda não encontrou um substituto artificial eficiente para o sangue humano. Por isso, todos os procedimentos médicos que demandam transfusão precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue. Trata-se de um procedimento de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde.
Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para doar sangue o indivíduo preenche um cadastro com seus dados pessoais para que seja cadastrado como doador e ainda para que seja produzida sua carteira de doador. Após o cadastro o mesmo é submetido a exames e à triagem clínica, onde responde perguntas importantes sobre sua condição física. Depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que estiver apto a doar sangue é encaminhado à sala de coleta, onde são retirados 450 ml de sangue do seu braço.
Para o doador em geral não há riscos, porém algumas complicações podem eventualmente aparecer:
• Queda de pressão e tontura;
• Hematoma no local da punção;
• Náusea e vômito;
• Dor local e dificuldade para movimentação do braço. Justificativa
No Brasil, cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no Hospital, necessitarão de transfusão de sangue durante o período de internação, e a cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue. Em contra partida,