Projeto Didatica
Resumo
O programa vida ativa com atividade física visa o lazer e a qualidade de vida dos idosos por meio do lazer físico- recreativo. Em media o grupo será de aproximadamente 60 pessoas de ambos os sexos, com atividades realizadas todos os dias da semana no parque municipal onde existe quadra poliesportiva e aparelhos acadêmicos ao ar livre.
Serão desenvolvidas atividades de alongamento, ginástica, caminhada, flexibilidade, e força. A equipe integrante será composta por 1 professor(a), 1 coordenador(a) e 3 estagiários do curso de educação física, contando com apoio de psicólogo e nutricionista da rede de saúde municipal.
A predominância são pessoas do sexo feminino na proporção de 1/3.
Baseado nestes dados, foi possível elaborar atividades que pudesse se adequar as necessidades dos idosos e possibilitar uma melhora nos aspectos psicossociais e de saúde em geral.
Introdução
A população idosa mundial tem crescido significativamente, fazendo com que pesquisas e estudos do envelhecimento estejam em evidencia. Segundo Benedetti el al (2008) o processo de envelhecimento, que antes era restrito aos países desenvolvidos, esta ocorrendo nos países em desenvolvimento de modo rápido. Dentre estes, o Brasil é o pais em desenvolvimento com envelhecimento populacional mais acelerado do mundo, passando 7,5% em 1991 para cerca de 15% em 2025, ficando dentro da atual proporção de idosos dos países europeus.
Neste contexto, este projeto procurando desenvolver por meio de praticas de atividades físicas e lazer, a promoção da saúde e qualidade de vida e o aspecto do envelhecimento biopsicossocial. Sendo assim buscamos desenvolver o nosso trabalho com idosos, privilegiando atividade física de lazer cujos resultados amenizam os efeitos causados pelo envelhecimento biológico e psicossocial, pois o lazer e a atividade física atuam de forma benéfica nessa fase da vida contribuindo liberações de tensões e estados de insegurança.
Acredita-se que