p1 Kalil o misantropo
806 palavras
4 páginas
O MISANTROPO(Menandro)
por Mateus Muniz, etapa 3T
Para começarmos a analisar a obra de Menandro primeiramente precisamos entender um pouco sobre ele, a comédia nova na Grécia antiga.
Citando a resenha de Sarah Cardoso Costa em {http://revistalogoseveritas.inf.br/lev/?p=809}:
“O misantropo é uma peça teatral que foi representada em Atenas no ano 317 a.C. Seu autor, Menandro, foi dramaturgo, principal autor da Comédia Nova, período de transição política da cultura helênica, onde a comédia era um gênero em ascendência, utilizando como personagem o homem comum no lugar dos governantes, como ocorria na comédia antiga. O Misantropo foi apresentada durante o governo de Demétrio de Falero, que buscou inserir novos costumes como, por exemplo, que as pessoas mais abastadas se casassem com as mais pobres, com o intuito de consolidar uma política de distribuição de renda. Por ser amigo do governante, é evidente que o autor teve influência política em seus escritos, suas peças não continham uma crítica direta à política ateniense, mas uma afirmação de valores individuais. O autor em nenhum momento deixa explícito o conceito do que é exatamente misantropo, mas é observável que este é um comportamento de pessoas que preferem o isolamento à convivência social, pois se sentem ameaçadas, então agem de modo agressivo, culminando em um comportamento, socialmente”.
Para Pierre Grimal, em seu livro O teatro antigo, Menandro, o maior poeta da comédia nova, popularizou bastante a filosofia, forte influência aos poetas da época, e, mais genericamente, a concepção do homem que lhe fora transmitida por Teofrasto, discípulo direto de Aristóteles. A comédia nova é uma comédia que aborda o amor, atitude que, segundo ainda Grimal, teve uma grande conseqüência na historia da literatura ocidental: esta primazia dada ao sentimento amoroso durou e dura ainda, através do romance: é esta primazia que impõe ainda hoje, em qualquer historia (no teatro como no cinema),a introdução de uma jovem