Projeto de um bar
BAR
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: comércio
Tipo de Negócio: bar
Produtos Ofertados/Produzidos: bebidas, comidas e entretenimento
Investimento inicial: R$ 120 mil
Área: 60 m²
APRESENTAÇÃO
Os bares além de estarem entre os estabelecimentos mais comuns, estão também entre os mais dinâmicos, pois centenas de negócios deste tipo abrem e fecham diariamente, mas mesmo assim milhares de pessoas planejam abrir um bar. Eles existem de vários tipos, vão desde o bar de beira de estrada ou das esquinas das mais diversas cidades brasileiras até aqueles sofisticados com música ao vivo e pagamento de couvert artístico. O ramo de bares compõe um dos mais numerosos em termos de empreendimentos além de ser o maior empregador do país.
Juntamente aos produtos de comercialização, o empreendedor deve se preocupar com a prestação de serviço que é um ato ou desempenho essencialmente intangível, que não se pode medir, pegar, procurando realizá-lo para satisfazer um desejo ou necessidade, por isso, devemos fazer com que o consumidor percebe os seus serviços como algo palpável, um excelente atendimento pode e faz a diferença entre um bar e outro. Fazer pesquisas, perguntar e conversar com os clientes e garçons para poder identificar suas necessidades é um fator importante.
MERCADO
Tornar-se um especialista no produto ou linha de produto é a mais comum das práticas comerciais. Você pode variar a carta de bebidas e comidas do seu bar e ser especialista em uma, por exemplo: picanha na chapa. O especialista de produto goza de prestígio pela qualidade e variedade, mas deve tomar cuidado, pois sua posição pode se fragilizar em função de oscilações no mercado, ou de mudanças nas orientações de seus consumidores, ou mesmo decorrente da evolução tecnológica. O empreendedor não pode se esquecer que os clientes não compram produtos, mas necessidades por eles satisfeitas. Dizendo de outra maneira, clientes não compram