Projeto de trabalho
Autor: RAPHAEL FERREIRA ALENCAR SILVA
Resumo
Os costumes e cuidados com a higiene pessoal são vitais para uma vida saudável e por esta razão devem ser ensinados desde cedo para as crianças, de modo que se torne um costume natural e assim sejam capazes de cuidar do próprio corpo promovendo sua saúde, autoestima e independência.
Público alvo
Alunos da 1º e 2º da educação infantil
Área de Conhecimento
- Artes
- Saúde
- Ciências
- Língua Portuguesa
Conteúdo
Saúde e Higiene Pessoal
Objetivo Geral
Ensinar hábitos e práticas de higiene que possam corroborar para que crianças da educação infantil possam conhecer o próprio corpo e como cuida-lo.
Objetivos Específicos
- Ensinar as crianças a identificar as partes do corpo;
- Ensinar e estimular os hábitos de higiene pessoal;
- Identificar utensílios que são utilizados na higiene pessoal
- Demonstrar a importância dos cuidados com o corpo e da higiene para a saúde;
- Estimular a auto-estima da criança;
- Promover a independência e autonomia do indivíduo; e
- Identificar e promover a utilização dos objetos de higiene pessoal.
Justificativa
Segundo orientações elencadas nos PCNs (2001), na infância, os alunos podem verificar que, sob orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene. Estas ações são resultante de um processo continuo que inicia-se no seio familiar e são reforçados no âmbito escolar.
“Na relação estabelecida, por exemplo, no momento de tomar a mamadeira, seja com a mãe ou com o professor de educação infantil, o binômio dar e receber possibilita às crianças aprenderem sobre si mesmas e estabelecerem uma confiança básica no outro e em suas próprias competências. Elas começam a perceber que sabem lidar com a realidade, que conseguem respostas positivas, fato que lhes dá segurança e que contribui para a construção de sua identidade.”(PCN, vol. 2; p. 17)
Nesta fase da vida a criança inicia tomada de