projeto de referencia1
“PROPOSTA DE UM PLANO DE RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADADAS, PARA A MICROBACIA DO CÓRREGO MINGAU, GOIÂNIA, GOÍAS.”
INTRODUÇÃO
Escolhemos esse projeto como referencia pela semelhança das diretrizes, ele se refere ao estudo ambiental de um plano de recuperação e reabitação ambiental de áreas atingidas em decorrência do processo erosivo, onde a área de estudo encontra-se totalmente antropizadas ao longo das áreas de preservação, por causa da ocupação irregular e da retirada da mata ciliar no intorno. Assim como a área estudada na disciplina, a área intervinda em Goiânia tem um crescimento desenfreado e sem planejamento. O que nos inspirou bastante, até na escolha da vegetação para mata ciliar.
MAIS SOBRE
O projeto tem a intenção de requalificar o rio Mingau, e pra isso eles estudaram os usos ao longo do rio, todos os pontos que estavam o deteriorando esse rio, os pontos de maior e menor erosão, viram também a quantidade de habitantes que fazem essa utilização dessa água... com isso chegaram medidas necessárias de acordo com o estudo para essa revitalização é Proteção, Revegetação, Plano de Drenagem Urbana Local e Programa de Educação Ambiental.1° RECUPERAÇÃO: Recuperação do sistema do leito do córrego em toda a sua extensão degradada. Tal medida foi encontrada no córrego Mingau com a utilização de pedras de granito (Figura 17) a fim de evitar o arraste dos sedimentos no fundo do canal.
2° PROTEÇÃO: As medidas a serem tomadas durante o processo de proteção, consistem no isolamento da área de forma a impedir a entrada de pessoas não autorizadas nas áreas em recuperação e também de animais, que no local podem continuarem o processo de degradação.
3° MEDIDAS DE REVEGETAÇÃO: A recomposição da vegetação ciliar, em locais loteados de chácaras se faz com o plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas para recompor a paisagem original e resgatar a fauna para o local. No córrego Mingau foi identificado o uso de Sansão do mato (Figura 19)