Projeto de Reestruturação Tecnológica
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro presta relevantes serviços à comunidade uberabense desde a década de 50, quando Uberaba possuía cerca de 100.000 mil habitantes. Ao longo destes 50 anos, Uberaba experimentou um crescimento significativo, alcançando mais de 350.000 mil habitantes nos dias de hoje.
Iniciada no ano de 1967, a ideia da incorporação da Santa Casa de Misericórdia pela então Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro. Concretizada em abril de 1968. Em 1973 lança-se a pedra fundamental visando à construção daquele que seria de fato o Hospital Escola da UFTM, inaugurado em agosto de 1982, em modernas e amplas instalações. Atualmente, ampliado e renomeado como Hospital de Clínicas, a partir da transformação da faculdade em Universidade.
Com localização estratégica confere ampla abertura regional envolvendo os 27 municípios que compõe a macro região do triângulo sul, como único hospital público que oferece atendimento terceirizado de alta complexidade. Abrangendo também outras macro regiões de Minas Gerais e também de outros estados da federação.
Atualmente comporta 290 leitos, sendo 20 UTI Infantil, 10 UTI Adulto e 10 UTI Coronariano.
Certificado como Hospital de Ensino, disponibiliza campo de estágio para os cursos técnicos, em especial os de saúde, de graduação da UFTM, além de atender às demandas de formação profissional no tocante a residência médica e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu). A pesquisa acadêmica encontra no HC favorável campo de investigação científica, pela densidade de casos implicados e face à infraestrutura operacional e tecnológica disponível.
O corpo clínico é composto por 448 médicos com diferentes especializações que atuam tanto na área acadêmica quanto assistencial.
Hoje na área de equipamentos médico-hospitalares, pagamos um alto preço por esta defasagem. Se a prática atual preconiza a modernização do parque de equipamentos cada 04 anos, exatamente por entender