CTS T
1. Introdução
O DIEESE é um órgão unitário do Movimento Sindical Brasileiro. Fundado em 1955, é mantido e dirigido pelas entidades de representação sindical do país e tem como funções precípuas, nos termos estabelecidos em seu estatuto, a “realização de estudos, pesquisas e atividades de educação, produção e difusão de conhecimento e informação sobre o trabalho em um contexto multidisciplinar, tendo como instrumento de análise o método científico, a serviço dos interesses da classe trabalhadora, sem prejuízo da diversidade das posições e enfoques sindicais”.
Orientado por esta perspectiva, vem, ao longo dos anos e por força das circunstâncias impostas pela conjuntura – introdução da automação, reestruturação produtiva, desemprego tecnológico – lidando com a temática da inovação tecnológica, em especial buscando produzir conhecimento acerca dos impactos sobre as condições de vida e trabalho da população, sempre na perspectiva dos interesses dos trabalhadores.
Já no início dos anos 80, em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, entre outras instituições, o Departamento participou da discussão dos impactos sociais da automação, que à época, se iniciava. Posteriormente, no início da década de 90, em conjunto com várias outras instituições, integrou o Estudo da Competitividade da Indústria Brasileira – ECIB.
Ainda na segunda metade daquela década, juntamente com o CESIT/UNICAMP e o CNPq, o
DIEESE participou de outra grande empreitada, motivada pelos impactos da reestruturação produtiva, desenvolvendo um projeto sobre Emprego e Desenvolvimento Tecnológico. Neste mesmo período, em parceria com o MCT e MTE, o DIEESE desenvolve um programa de capacitação de dirigentes e assessores sindicais (PCDA) também sobre o tema reestruturação produtiva -, bem como participa do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP e do
Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica da Indústria - PACTI.
No início dos