Projeto de redes e linhas
Projeto de redes e linhas
Amanda Cordeiro Gonçalves
Nicole Bindella
Engenharia de Transportes e Logística
Prof. Cássio Leandro Carmo
Outubro-2013
São José do Rio Preto
Projeto de rede e linhas
Projeto: O Projeto deve ser desenvolvido para atingir as características operacionais esperadas pelo cliente, considerando seu contexto e atendendo as necessidades do cliente.
Objeto em seu contexto:
“A cadeira em uma sala, a sala em uma casa, a casa em uma vizinhança, a vizinhança em uma cidade”
Sistemas Abertos x Fechados
Em extremo, existem corredores que são essencialmente faixas para veículos com alta ocupação.
SISTEMA ABERTO: Autoriza tanto o tráfego de ônibus desenhados para o sistema, quanto de ônibus interurbano, escolares, fretados e microônibus.
Figura Sistema Aberto de Taipei Afetado pelo congestionamento
SISTEMA FECHADO: Limitam o acesso aos operadores específicos, nesses casos companhias privadas competem pelo direito de oferecer serviços de transporte publico através de licitação. Este sistema também permite que apenas veículos com características específicas operem no corredor.
Figura -Sistema Fechado de Bogotá TransMilénio
Se não houver restrição por operador ou tipo de veículos o corredor pode funcionar de forma ineficiente.
Quanto mais veículos entram no corredor, maior será a redução da velocidade média, o aumento do tempo de viagem dos usuários e isso se deve ao congestionamento de paradas e intersecções.
Limitar o numero de acesso a um numero de operadores e veículos ajuda a garantir a capacidade do sistema, mas existem casos e casos, como por exemplo:
Veículos de emergência como ambulâncias, são geralmente autorizados em corredores de ônibus, já que em muitas cidades o congestionamento impede a chegada e saída das ambulâncias ate os feridos e doentes. Ao permitir ajuda de emergência rápida, os corredores de ônibus tem colaborado para salvar vidas.
Entre