engenharia
.Nesta parte do curso, estudamos alguns tipos de fontes de tensão que foram mostradas em laboratório através de circuitos experimentais. Usamos as teorias dos componentes estudados anteriormente tais como resistores, capacitores, diodos e outros semi-condutores.
.No estudo sobre fontes de tensão, estudamos algumas teorias do funcionamento de transformadores além de suas aplicações e a forma de ligação. Estudamos mais a fundo o diodo zener e sua função de estabilizar a tensão além de conhecer seu funcionamento na prática através dos circuitos experimentais e ainda estudamos o capacitor funcionando como filtro capacitivo através de teoria e prática. Ao final, associamos todos os conhecimentos adquiridos para estudarmos as fontes montadas em protoboards no laboratório.
.Entendemos nesse estudo, a transformação de corrente alternada da rede elétrica para a corrente contínua que alimenta os circuitos sem o risco de danificar componentes, através do estudo da função de cada componente da fonte e da analise do circuito e do que ocorria nele.
2 - Transformador
.O transformador é um componente de grande importância na área elétrica e eletrônica por poder ser aplicado nos mais diversos circuitos com as mais diferentes limitações.
.Existem dois tipos de transformadores, os elevadores e os abaixadores. Na verdade o funcionamento é o mesmo, o que muda é só a relação de espiras. O transformador é dividido basicamente em dois enrolamentos, o primário e o secundário e cada um deles possui um certo número de espiras (uma espira equivale a uma volta de um fio de cobre no enrolamento).
A relação é feita basicamente da seguinte forma, se o enrolamento primário possuir mais espiras do que o secundário, este é um transformador abaixador, ou seja, este transformador recebe uma tensão elevada que ao passar pelo enrolamento primário, induz uma corrente no enrolamento secundário com baixa tensão que a partir daí alimenta o circuito. Ao contrário, o transformador