Projeto de pesquisa
ECO 286 – TEORIA POLÍTCA
PROF. PAULO TOMA
Aluno:
Alexei Pereira Vidigal Matr. 52237
1- Sobre o pensamento político de Montesquieu, explique:
a) a idéia de poderes como fator de estabilidade política.
A competição social é condição do regime moderado, onde a sociedade é livre, porque nenhum poder se estende além dos seus limites. Portando, o equilíbrio entre os poderes, cada um controlado pelo outro, garante a liberdade, daí a estabilidade política. O poder legislativo constituído por um parlamento de essência aristocrática limita o poder executivo. Mediando a competição entre os dois poderes, o judiciário.
O parlamento, como no modelo inglês, deve ser composto por duas câmaras, uma representando a aristocracia e outra representando o povo (3º Estado). Em obediência a hierarquia social, os nobres só devem ser julgados pelos seus pares.
b) o “espírito das leis” e o “espírito geral do povo”.
O espírito da leis é o conteúdo racional que fundamenta a lei, em conexão com as condições e necessidades estabelecidas pelo espírito geral do povo. O espírito da lei, refere-se ao caráter da lei como meio racional de satisfação de uma necessidade social, de forma adequada em relação ao espírito geral do povo.
O espírito geral do povo, ou modo de ser do povo, é o resultante da combinação das múltiplas causas físicas, sociais e morais. As causas físicas, com seus imperativos que são leis naturais, são condições que ajudam a moldar as causas sociais e morais. O resultado combinado de todas essas causas é o caráter geral do povo. Este caráter geral do povo se exprime nas leis preceito (leis positivas), que são racionalmente adequadas. 2- Sobre o pensamento político de Rousseau, explique as idéias da bondade natural do homem e a corrupção da sociedade.
Com o pensamento político influenciado pelo liberalismo de John Locke. Divergiu do racionalismo francês e assumiu a valorização do sentimento humano. Seu raciocínio contrapõe