projeto de pesquisa
Para a concretização desta pesquisa, propomos primeiramente um levantamento bibliográfico para encontrar subsídios sobre o tema abordado neste projeto. Em seguida, propomos visitas às empresas de gesso escolhidas para o estudo.
Durante as visitas, realizaremos uma observação in loco, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde do trabalhador, buscaremos mostrar um caminho eficaz para a construção de hábitos, transformando o local de trabalho em um ambiente mais agradável, tanto no aspecto físico quanto no aspecto das relações interpessoais. Para isso, indicamos:
- Realizar palestras de sensibilização, para despertar os trabalhadores em relação ao envolvimento e o comprometimento sobre o uso de EPIs; bem como organização de materiais, armários e gavetas, bem como orientações para que cada empregado seja responsável pelo descarte, organização e limpeza de seu ambiente de trabalho.
Além de todos esses componentes indicados, sugere-se ainda a efetiva implantação de um programa de higiene e segurança do trabalho, alertando e conscientizando os trabalhadores acerca dos benefícios que o uso dos EPIs proporciona às suas rotinas diárias de trabalho com o gesso e, em relação a prevenção de doenças associadas à exposição ao pó de gesso, devendo as empresas propor medidas de neutralizações dos acidentes de trabalho e geração de doenças ocupacionais através da adequação do uso obrigatório dos EPIs pelos trabalhadores, em cumprimento a norma de segurança individual e do ambiente de trabalho, visando a diminuição da probabilidade de ocorrência de acidentes do trabalhos e doenças ocupacionais.
Nossa pesquisa terá como método principal dedutivo, pois a partir das normas e leis gerais podemos fazer a prevenção de acidentes nesses estabelecimentos de estudo.
Cronograma
Atividades
Dez.
Jan.
Fev.
Mar.
Abr.
Recolhimento de materiais relevantes ao objeto de estudo
X
Levantamento e estudo