Projeto de Pesquisa
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE MENTAL
PÓLO DE SENADOR POMPEU
PROJETO DE PESQUISA
MUDANÇAS TRAZIDAS PELA LEI MARIA DA PENHA PARA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE JUSTIÇA À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Marli Félix Quirino
Professor Orientador: Dr. Pedro Balduíno
Senador Pompeu
Abril/ 2014
INTRODUÇÃO
Histórico da violência contra a mulher no Brasil, no Ceará e em Senador Pompeu;
História de vida de Maria da Penha precursora da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006);
Análise da Lei Maria da Penha (Lei nº. 11.340/2006) e suas inovações no âmbito do direito das mulheres, vítimas de violência doméstica. Considerando a abrangência do tema, dar-se-á preferência por analisá-lo sob o enfoque da violência doméstica e familiar em desfavor da mulher.
Considerações de forma que seja possível definir quais normas deverão prevalecer no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
PROBLEMÁTICA
Qual seria a contribuição dos institutos e medidas criadas com a Lei Maria da Penha para efetivação dos direitos fundamentais de justiça à pessoa da mulher vítima de violência doméstica?
JUSTIFICATIVA
Na realidade brasileira, existe uma violência social disfarçada que se reflete fortemente no dia-a-dia de todas as mulheres fora de suas casas, que faz com que sejam discriminadas na vida pública: no trânsito, nos salários inferiores aos dos homens, na maior dificuldade de ingressar no mercado de trabalho e por isso são a maioria da população mais pobre do mundo. Além desta, existem as violências físicas, sexuais, morais, psicológicas e patrimoniais que costumam ocorrer frequentemente dentro de suas casas, sendo praticada por seus companheiros, maridos, namorados e amantes ou os ex, o que as torna mais vulneráveis a estas práticas.
A violência doméstica contra a mulher é um grave problema de grande incidência na realidade brasileira que expressa um desequilíbrio de