PROJETO DE PESQUISA
CURSOS DE ENGENHARIA QUÍMICA E ADMINISTRAÇÃO
ANTÔNIO LEOCADIO
CARLOS RENAN
ISABELLA RODRIGUES
ROSANA PEREIRA
O PRÉ-SAL: INVESTIMENTO ECONÔMICO PARA O PAÍS E SEUS DANOS
FORTALEZA
2013
ANTÔNIO LEOCADIO
CARLOS RENAN
ISABELLA RODRIGUES
ROSANA PEREIRA
O PRÉ-SAL: INVESTIMENTO ECONÔMICO PARA O PAÍS E SEUS DANOS
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia de Pesquisa, aos cursos de Engenharias, Administração e Psicologia da Faculdade Nordeste.
Fortaleza
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA E DELIMITAÇÃO 3
1.2 PROBLEMA 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
3 JUSTIFICATIVA 6
4 REVISÃO DA LITERATURA 7
5 METODOLOGIA 9
6 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O Brasil, descobriu em 2007 uma camada chamada de pré-sal que, conforme a Agência Brasil (2013) “Em geologia, refere-se a um tipo de rocha sob a crosta terrestre formadas exclusivamente de sal petrificado depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica”, e nessa camada foi encontrado petróleo.
De acordo com Osvair Vidal (2012), “A camada pré-sal, com volume de aproximadamente 50 bilhões de barris, compreende uma faixa de 800 km entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, afastada de 100 a 300 km da costa.” Isso nos mostra que é uma parte bastante extensa do litoral brasileiro.
“Com a separação das placas americana e africana, começou intensa entrada de água do mar que, em um ambiente quente, vaporizava-se e o sal passou a se depositar sobre os sedimentos orgânicos. Com a contínua separação dessas placas, esses sedimentos foram sendo enterrados a grandes profundidades e submetidos a elevada pressão e temperatura, o que propiciou a geração do petróleo e do gás natural do Pré-Sal.“(CAEAT, 2009).
O petróleo há