Projeto de Pesquisa
As entidades, sejam elas com ou sem fins lucrativos, precisam de uma composição financeira sólida para cultivar-se no mercado. Pois, muitas empresas não sobrevivem nem conseguem a solidez no mundo globalizado, devido à má administração financeira, que gera falta de caixa para honrar suas concordatas.
O projeto tem como principal objetivo explanar sobre o tema de controles financeiros, que envolve desde a importância da elaboração do fluxo de caixa, gestão de contas a pagar e a receber, orçamentos e completando com o procedimento de elaboração de relatórios contábeis que fornecerão dados para a chefia tomar decisões.
Dentro do assunto escolhido será feito comentários sobre como a análise das demonstrações contábeis e as técnicas de contabilidade gerencial são imprescindíveis para a garantia das pessoas jurídicas.
TEMA
Controles Financeiros.
PROBLEMA
Ainda com a constante evolução do conhecimento e facilidades ao acesso de informações na área contábil, muitos empresários, administradores e até contadores acabam se descuidando das questões financeiras. Logo se houver algum inesperado e o caixa não estiver preparado de dinheiro suficiente para sanar as obrigações, possivelmente, será recorrido a instituições financeiras ou outros meios mais dispendiosos para aumentar as disponibilidades do mesmo. De forma que ao fim a empresa terá um gasto supérfluo se apresentasse um planejamento de seu capital de giro.
Deste modo, qual a importância do controle gerencial, análise de balanços e planejamento financeiro? E, como podemos empregar estas informações para a tomada de decisões nas empresas?
JUSTIFICATIVA
Todos nos carecem de dinheiro, seja para atender suas necessidades básicas ou para satisfazer um capricho pessoal. Nas entidades econômicas financeiras não é desigual, pois sem dinheiro não existe uma forma de se manter e ganhar confiança perante terceiros. Seja em qualquer lugar do mundo existe moeda girando e quem não tem giro acaba