Projeto de pesquisa tec seg trabalho
A Norma Regulamentadora (NR29), instrui tanto o trabalhador como o empregador a manter um padrão de segurança no ambiente de trabalho – setor portuário - para que haja através do seu rigoroso cumprimento uma minimização dos acidentes ocorridos na área Portuária, proporcionando para ambos (trabalhador e empregador) mais qualidade em diversos aspectos, como na saúde, higiene e segurança.
1.1 TEMA DE DELIMITAÇÃO
A presente abordagem visa aprofundar o estudo sobre o meio ambiente do trabalho portuário e a sua proteção, demonstrando-se uma matéria de extrema relevância no direito coletivo do trabalho.
O trabalho desenvolvido no meio ambiente dos portos brasileiros tem suas peculiaridades, deve-se considerar ainda, que acidentes e as doenças do trabalho portuário são resultantes do meio ambiente de trabalho desfavorável, normalmente insalubre e contaminado por agentes nocivos à saúde.
1.2 PROBLEMA
A exposição de trabalhadores portuários ao monóxido de carbono, na forma de aerodispersóides, isto é, ao fluxo de caminhões na orla portuária é constante, além da queima incompleta do combustível proeminente destes; temos ainda, os canos de escapamento voltados as suas extremidades para o chão, projetando além da fumaça, também com ela a poeira asfáltica, ocasionando a inalação dos aerodispersóides pelos trabalhadores.
O monóxido de carbono é um gás totalmente venenoso, podendo causar diversos efeitos nos trabalhadores como: conjuntivite; afecções na garganta; bronquite e peneumonite química; cefaléia, entre outros.
2 OBJETIVOS
2.1 GERAIS
As atividades marítimas e portuárias movimentam milhares de cargas diariamente, onde se deve ressaltar a importância da segurança e saúde do trabalhador. Este projeto tem como objetivo, demonstrar a importância de treinamento em segurança e saúde do trabalho par os trabalhadores portuários.
2.2 ESPECÍFICOS
Seguir as normas de segurança quanto a chegada e saída dos Navios.