Projeto De Pesquisa Pronto
As crianças, na primeira etapa de sua vida, ou seja, logo que nascem até completar o seu primeiro ano de vida, estão totalmente sujeitas e dependem do ambiente ao seu redor para viver. Elas não possuem a capacidade de se manterem vivas e se desenvolverem sozinhas e devido a este fator precisam de suporte, ajuda e apoio de cuidadores em tempo integral para garantir a sua sobrevivência, gradualmente a criança começa a criar a sua independência e adquire a capacidade de se socializar. Dessa forma, ela consegue cada vez mais realizar, sem a ajuda de um cuidador, as tarefas e necessidades que estão em seu ambiente, garantindo com o passar dos anos, a sua total liberdade (Alves, 1992).
Há muito tempo se sabe da importância das condições ambientais como um elemento fundamental de características do desenvolvimento das crianças. Entretanto essas características ambientais são diversas e requerem uma análise funcional para serem investigadas e, posteriormente, para a intervenção.
Os fatores que atuam e afetam o desenvolvimento são diversos, entre eles estão: má nutrição, condições de nascimento, acidentes e doenças, condições de habitação, institucionalização, educação compensatória, nível socioeconômico, configuração familiar, organização do lar, nível de aspiração, punição, fixação na comunidade, interação mãe-criança etc. Igualmente, a existência de tensão e distúrbios emocionais na família afeta também o desenvolvimento infantil (Matos,. 1983).
Dentre as tensões e distúrbios destacam-se aquelas decorrentes do abuso sexual infantil e as suas consequências para a vida da criança. Faiman (2004) define abuso sexual infantil como todo relacionamento interpessoal no qual