PROJETO DE PESQUISA CONT BEIS
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Curso de Ciências Contábeis
José Alexandre Tatiane Cristina Soares Nunes
Título do Projeto de Pesquisa – máximo de 2 linhas
Professor(a) Orientador(a): Titulação Nome Completo
Taubaté
2015
SUMÁRIO
1. Introdução 2
1.1. Objetivos da Pesquisa 2
1.2. Justificativa 3
2. Revisão de Literatura 4
3. O Método da Pesquisa 5
4. Cronograma 6
Referências 7
1. Introdução O tema deste trabalho foi escolhido por existir certa curiosidade quando se trata de entidades sem fins lucrativos. O Terceiro Setor, no Brasil, é um termo utilizado para designar as organizações sem fins lucrativos, de caráter não governamental, contando também com a participação voluntária, além de contribuir com práticas de caridade e de cidadania. O crescimento das instituições do terceiro setor, com atividades que buscam desenvolver o aprimoramento social nas comunidades, carece cada vez mais de instrumentos que as tornem uma atividade confiável diante a sociedade e o governo, e a Contabilidade como ciência social que é, possui esse instrumento, isto é, fornecer transparência as instituições do terceiro setor, e através dessa credibilidade, essas organizações poderão conseguir mais investidores para realizar a consecução de seus resultados.
Para os contadores Bloedau e Lima (2008), mesmo se inserindo em um setor sem fins lucrativos, estas organizações precisam de organização contábil. Benefícios como doações, serviços voluntários e isenção de tributos podem se transformar em grandes problemas quando não há uma correta administração contábil e financeira. Mas alguns administradores ainda acreditam que não é necessária a assessoria contábil, quando, ao contrário, esta é fundamental para manutenção e desenvolvimento dessas entidades.
Com relação à transparência exigida atualmente, percebe-se a necessidade de evolução da Contabilidade, uma vez que, as instituições sem fins lucrativos, em nosso país, elaboram suas demonstrações contábeis com