Projeto de máquina fadiga flexo rotativa
Título
Desenvolvimento de uma Máquina para Ensaio de Fadiga
Introdução
Segundo diversos autores, dentre as distintas causas de falha de componentes mecânicos, a mais comum é devida à fadiga do material. Do número total de falhas, as provocadas por fadiga perfazem de 50% a 90%, sendo na maioria das vezes falhas que ocorrem de forma inesperada, repentinamente, portanto bastante perigosas. Para evitar estes problemas, é necessário conhecer a resistência à fadiga dos materiais utilizados na fabricação dos componentes mecânicos, e a melhor maneira de obter esse dado é realizando testes através de uma máquina que simula as possíveis condições de operação. Neste contexto, e considerando que o Núcleo de Engenharia Mecânica não possui um equipamento para este fim, é proposta a realização de um projeto e a posterior fabricação de uma Máquina para Ensaio de Fadiga Flexo-Rotativa.
Objetivo Geral
O presente trabalho tem como objetivo projetar e fabricar uma máquina que possibilite a realização de ensaios de fadiga flexo-rotativa e disponibiliza-la para toda a comunidade academica.
Metodologia
O projeto será conduzido nos laboratórios do Núcleo de Engenharia Mecânica localizado na Universidade Federal de Sergipe no período de 2011/2012. O projeto consiste na utilização de técnicas de análise tal como o QFD (Quality Function Deployment) para identificação das necessidades do projeto; pesquisa a fim de descobrir as peculiaridades dos equipamentos disponíveis no mercado; projeto preliminar e desenhos mecânicos da máquina a ser construída; projeto dos componentes estruturais da máquina e especificação de outras peças; finalização do projeto mecânico com todos os desenhos técnicos e demais especificações; projeto do sistema de contagem de ciclos e desligamento automático; projeto e fabricação do sistema de aquecimento do corpo-de-prova; construção da máquina e por fim realização de testes em corpos-de-prova com