Projeto de leitura
O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) implementado no município de Placas no ano de 2013 visa alfabetizar todas as crianças até os anos de idade, por meio de formação continuada para os professores do ciclo de alfabetização e através da distribuição de material didático e jogos educativos, ambos disponibilizados pelo MEC. Assim, periodicamente, são ofertados, no município, encontros para estudos dos cadernos sob tutoria dos orientadores de estudos e de uma coordenação local.
Nesses encontros são discutidas propostas de alfabetização e letramento a partir dos relatos de experiências dos professores e com base nos cadernos de estudo. Através dessas discussões, percebeu-se que os alfabetizadores não estão conseguindo absorver, na teoria e na prática, a proposta de ensino e aprendizagem do PNAIC. Diante disso, surgiu uma inquietação por parte da Secretaria de Educação e da equipe responsável pela formação no município, que resolveu realizar um levantamento diagnóstico da aprendizagem de leitura e escrita de cem por cento dos alunos do ciclo de alfabetização, o que corresponde, em média, a seiscentas crianças, distribuídas em 75 escolas.
Essa inquietação surgiu por acreditarmos que as crianças, os jovens e os adultos não alfabetizados formulam ideias sobre o funcionamento da língua escrita, antes mesmo de frequentarem (ou voltarem a frequentar) a escola. Essas teorias internas evoluem por meio de reflexões que o próprio aluno faz sobre o sistema de escrita ao longo do tempo (e ninguém pode fazer por ele) e também por meio das interações que realiza com as informações que o ambiente lhe oferece. Trata-se de uma evolução conceitual e não exclusivamente gráfica.
Nesse sentido, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando sobre a escrita naquele momento, mais do que avaliar se consegue desenhar bem cada uma das letras, por isso, identificar as hipóteses de escrita e de leitura de cada aluno é condição primordial