Estatistica da Administracão
“OS SINAIS + E - MODIFICAM A QUANTIDADE DIANTE DA QUAL SÃO COLOCADOS COMO O ADJETIVO MODIFICA O SUBSTANTIVO.” (CAUCHY)
I N T R O D U Ç Ã O A E S T A T Í S T I C A
Estatística é a parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para a coleta, organização, apresentação, análise e interpretação de dados para a tomada de decisões.
Aplicações da estatística:
_ Um professor comunica que a nota média da classe foi 7;
_ O meteorologista informa que a probabilidade de chover hoje é de 30%;
_ Um fabricante testa a resistência à ruptura, de cintos de segurança de automóveis, sem destruir toda a sua produção.
A Estatística é dividida nas principais partes:
Descritiva: resume os dados e descreve fatos. Exemplos: médias de estudantes, taxa de desemprego, consumo médio de automóveis, índice pluviométrico, etc.
Probabilidade: analisa situações que envolvem o acaso. Exemplos: chance de vitória em uma competição esportiva, decisão de imunizar ou não pessoas contra determinada doença, etc.
Indutiva: analisa através de amostras, uma parcela pequena de determinada “população” e infere conclusões sobre a população toda. Exemplo: através do cálculo da idade média de alguns alunos de uma faculdade, determina uma aproximação, para a idade média de todos os alunos da faculdade.
Em estatística, população é um conjunto de elementos com pelo menos uma característica em comum. É o conjunto universo que se pretende estudar, um conjunto de elementos com alguma característica em comum. Uma população poderia ser, por exemplo, todos os habitantes do seu município (população finita) ou, todas as orquídeas da Mata Atlântica (população infinita – não temos como determinar). Quando uma população concentra um grande número de elementos, seu estudo irá exigir grande dispêndio de tempo, material, pesquisadores, recursos financeiros, etc. Neste caso, trabalha-se não com toda a população, mas com uma parte chamada amostra,