Projeto de leitura e interpreta o
Nome: Márcio Henrique
Número: 20
Turma: 9º A
QUESTÕES
CAPÍTULO II
1-A visão do sagrado na idade média era principalmente a partir do corpo, sendo ele um templo sagrado, onde servia para cultuar a Deus, mas, também que era uma grande fonte de heresias, ou seja, pecados. A visão do sagrado também era a partir do que a igreja falava e o que estava escrito na bíblia
2-O sagrado é algo difícil de conceituar, entretanto poderíamos dizer que o sagrado é algo que divinizamos, ou seja, algo que temos certeza que o divino está naquele objeto como, por exemplo, o Pão que representa o corpo de cristo e o vinho que representa o sangue de cristo.
3-O autor denominou como “Sagrado Real” todo e qualquer tipo de coisa que uma população considera sagrado como por exemplo: a vaca para os hindus o pão e o vinho para os cristãos entre outros
4-Depois da leitura deste capitulo eu compreendi realmente que a idade média foi a era onde ocorreu as principais manifestações do que hoje é sagrado para diversas populações e que diversas religiões foram criadas a partir dessas manifestações para tentar uma melhor compreensão do ocorrido.
CAPÍTULO VI
1-Crer na idade média seria, acreditar que ela não foi somente maléfica com a humanidade, e que ela contribuiu positivamente com as formas de arte e cultura da época, e não somente com guerras, destruição de obras raras entre outros.
2-A relação entre a crença e sociedade é que ela está presente realmente em qualquer sociedade independente de onde estiver haverá uma crença. Outra relação é a de a igreja e o estado, que poderíamos dizer que as duas tem um grande impacto sobre a sociedade, podendo haver uma enorme manipulação de massas por ambas as partes.
3-Naquela época havia limites para a crença sim, pois as pessoas não poderiam crer em algo que a igreja condenava ou achava errado se você fizesse isso naquela época você seria considerado um criminoso.
CATULO XIV
1-A relação entre corpo e pecado pode