Projeto de jogos e brincadeiras em educação física escolar
PROJETO PRÁTICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA JOGOS E BRINCADEIRAS I EDNEIA ALINE DA SILVA
POLO CAMPINAS
2012
Primeira Etapa
Fiz opção pelo jogo “Coelhinho sai da toca” para uma turma de 5º série do ensino fundamental II que por ser um jogo dinâmico que envolve flexibilidade e rapidez em sua execução seria mais apropriado para o trabalho de atividade física desta faixa etária.
Dentro de um espaço determinado previamente, que poderá ser a quadra ou o pátio da escola, as crianças se distribuem em “tocas” configuradas por bambolês ou um circulo desenhado no chão com giz, porém para este segundo as tocas não poderão mudar de lugar já que estão desenhadas.
Normalmente faz-se uma “toca” a menos do que o total de participantes, ficando um deles sem “toca”.
O professor então diz o mote da brincadeira: “coelhinho, sai da toca, um, dois, três!” As crianças devem abandonar a sua posição original e procurar outra toca, correndo o risco de ficar sem nenhuma.
Este jogo é originário de Guaporé no Rio Grande do Sul e possui como variação a forma de deslocamento, saltando num dos pés, engatinhando, ou quicando uma bola. É possível ainda, quando o desempenho corporal já for mais eficiente, propor que as “tocas” sejam ocupadas por duplas e trios.
Os materiais necessários para este jogo são: Bambolês ou giz para desenhar no chão e cordas.
Segunda Etapa
Os três objetivos para o ensino além do jogo são; Deslocamento com estratégia, percepção de espaço do próximo e do próprio corpo e flexibilidade.
Para