projeto de intervenção
Rio de Janeiro – RJ
2014
SUMÁRIO:
APRESENTAÇÃO 1. JUSTIFICATIVA
2. OBJETIVOS
2.1. GERAL
2.2. ESPECÍFICOS
3. PÚBLICO ALVO
4. METODOLOGIA
5. RECURSOS
6. CRONOGRAMA
7. AVALIAÇÃO
8. REFERÊNCIAS
APRESENTAÇÃO
O Instituto BEM é uma organização não- governamental, sem fins lucrativos, que funciona como Classe Comunitária desde 2007, formando e preparando adolescentes, jovens e adultos para a inserção desses cidadãos em escolas técnicas e universidades de iniciativa pública e privada.
O referido projeto será desenvolvido dentro da instituição.
1. JUSTIFICATIVA
Estima-se que existam atualmente cerca de 12 milhões de brasileiros interessados em ingressar em carreiras públicas. O número recorde é o dobro do registrado há cinco anos, segundo estudo da Agência Nacional de Proteção e Apoio ao Concurso Público (Anpac).
Percebe-se cada vez mais um número grande de pessoas em busca de ocuparem cargos públicos através de concursos nas esferas municipais, estaduais e federais.Em 2013, após um levantamento do perfil dos usuários, foi observado que entre os anos de 2011 e 2012 existiu uma turma de pré-concurso. Eram alunos de diferentes idades que recebiam aulas das principais disciplinas , como preparatório para os concursos públicos. O Serviço Social tem sua especificação no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos grupos subalternizados, pauperizados ou excluídos dos bens, serviços e riquezas que a sociedade oferece. Acreditando-se nisso, viu-se a necessidade do retorno do Pré-Concurso para a comunidade do entorno.
Para o Instituto BEM, espera-se que com este projeto de intervenção as pessoas tenham uma alternativa de serem inseridas nos concursos públicos.
[...] os projetos profissionais requisitam o conhecimento da realidade, o