Projeto de intervenção
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CÁCERES
DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
DOCENTE: LAUDEMIR ZART
METODOLOGIA CIENTIFICA
CORNÉLIO F. DIAS
CÁCERES-MT
2012
APRESENTAÇÃO
A Saúde é direito de todos, segundo Constituição Federal de 1988 brasileira, O sistema de saúde no Brasil, é composto por um grande sistema público, gerido pelo governo, chamado S.U.S. (Sistema Único de Saúde), que serve a maioria da população, e pelo setor privado, gerido por fundos de seguros de saúde privados e empresários. Segundo pesquisas realizadas, os medicamentos de alto custo são fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS) à população que mantêm acompanhamento médico. Os medicamentos chegam ao Estado (através da Farmácia de Alto Custo, Portaria 172, Processo judicial), deste aos municípios pela Secretaria Municipal de Assistência Social ou Secretaria Municipal de Saúde. Esses medicamentos segundo o ministério da saúde, nem sempre condizem com os de maior preço, mas são assim chamados pelo nível de complexidade do tratamento.
O presente estudo é um Projeto de Intervenção, realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania do Município de Cáceres, MT. Que aborda a questão sobre os medicamentos de alto custo, que são padronizados pelo ministério da saúde, para tratamento de determinadas doenças adquiridos pelas secretarias de estado de saúde com recursos provenientes do nível federal, estadual e municipal.
A orientação sobre a confecção da aquisição, entrevistas, o controle de distribuição dos medicamentos, metas e público alvo, serão apresentados nesta pesquisa.
.
JUSTIFICATIVA
“A saúde é direito de todos e dever do estado, garantida mediante políticas sociais e econômicas, que visem à redução dos riscos de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário das ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Esta é uma área da