Projeto de Intervenção
“CONDUZINDO VIDAS”
Chapada Gaúcha/MG
Setembro de 2012
APRESENTAÇÃO
Este projeto foi elaborado na perspectiva de sensibilizar os profissionais de saúde enquanto condutores, visando fomentar o acolhimento e a humanização das relações com os clientes que necessitam dos serviços de saúde. Tal proposta está pautada nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde, criada em 2003 e parte integrante do Programa de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Saúde.
Sabe-se que a eficácia do Sistema Único de Saúde está ligada a qualidade do relacionamento estabelecido entre os profissionais e os clientes que demandam pelos serviços de saúde. Geralmente estes clientes se encontram nos mais diversos tipos situações de fragilidade, de dependência, dor e sofrimento, muitas vezes em situações difíceis e o motorista também possui contato direto com estas pessoas.
Entretanto, muitos dos trabalhadores dos SUS não tem preparo específico e no dia a dia não sabem lidar com os clientes que se encontram fragilizados demandando de uma relação de respeito e atenção acolhedora e humanizada que é o que se pretende com a execução deste projeto.
JUSTIFICATIVA:
Com a crescente necessidade de trabalhar a presença da ética nas relações humanas e interpessoais devido ao crescimento do número de reclamações direcionadas a este setor, tornou-se necessário uma intervenção profissional na tentativa de criar subsídios para melhorar o atendimento, buscando atingir paulatinamente a satisfação dos clientes.
Assim, depreende-se que saber ouvir, compreender o cliente e as dificuldades causadas pelo adoecimento, suas limitações, respeitá-lo enquanto pessoa dotada de direitos, enfim, são atitudes muitas das vezes ignoradas pelos protagonistas envolvidos no processo de atendimento. Haja vista o grande número de reclamações relacionadas ao tratamento com o