Projeto de intervenção
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCENTES: AURIANE BRITO
EVA CRISTIANE
JULIANA GOMES
LILIANE LIMA
PRISCILA FRANCIELLY
PROJETO SEMENTES DE VIDA
Campina Grande
2012
Introdução
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, situado no bairro da Ramadinha da cidade de Campina Grande, atende a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.
O CRAS situado no bairro da Ramadinha I, da cidade de Campina Grande, abrange 13 (treze) bairros. A equipe conta com três assistentes sociais, duas psicólogas e uma coordenadora, também assistente social, além da equipe de apoio. Atualmente, a área de abrangência conta com aproximadamente 90 gestantes, segundo amostra colhida.
Referencial teórico
A Assistência Social passa a ser reconhecida como política social pública no Brasil somente a partir da Constituição Federal (CF) de 1988, esta ao lado da Saúde e da Previdência Social, passa a compor o tripé da Seguridade Social.
A Constituição Federal de 1988 trouxe grandes avanços para a Política de Assistência Social, muito embora que tal avanço não contemple de forma universal a todos os cidadãos, isto é um fato que está intrinsecamente ligado ao fator econômico, tendo em vista que em uma sociedade capitalista torna-se inevitável as desigualdades sociais, ou seja, enquanto o social estiver subjugado ao econômico, às mazelas do capitalismo estarão presentes, e sendo assim, estão postos os limites e as possibilidades para execução de uma política de Assistência Social pautada nos direitos, o grande desafio é como efetivá-los. A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei n. 8.742 de 07 de dezembro de 1993, sancionada pelo então presidente Itamar Franco, dispõe de um sistema descentralizado e participativo e preconiza que a gestão política e a organização das ações devem