diferença entre fordismo e tempos modernos
Estrutura dos tecidos epiteliais
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados.
Epitélios de revestimento
Funciona como uma membrana que isola o organismo, ou parte dele, do meio externo. Está relacionado ao revestimento e proteção de superfícies externas (por exemplo, na pele) e internas (por exemplo, no estômago). Atua, também, na absorção de substâncias, na secreção de diversos produtos, na remoção de impurezas e pode conter vários tipos de receptores sensoriais (notadamente na pele).
Classificação dos epitélios de revestimento Os epitélios podem ser classificados pela aparência ou pelo número de células:
Quando os epitélios são formados por uma só camada de células, são chamados de epitélios simples ou uniestratificados.
Já os epitélios formados por mais de uma camada de células são chamados estratificados.
Existem ainda epitélios que, apesar de formados por uma única camada celular, têm células de diferentes alturas, o que dá a impressão de serem estratificados. Por isso, eles costumam ser denominados pseudoestratificados. Quanto à forma das células, os epitélios podem ser classificados em
Pavimentosos, são quando as células são achatadas como ladrilhos;
Cúbicos, são quando as células tem forma de cubo.
Prismáticos, são quando as células são alongadas, em forma de coluna.
Epitelial glandular As células do tecido epitelial glandular produzem substâncias chamadas secreções, que podem ser utilizadas em outras partes do corpo ou eliminadas do organismo. As