Projeto de intervenção: prevenção e orientação sobre o uso e consumo de álcool e drogas
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
MARTHA REGIA ALVES DOS SANTOS
PROJETO DE INTERVENÇÃO:
PREVENÇÃO E ORIENTAÇÃO SOBRE O USO E CONSUMO DE ÁLCOOL E DROGAS
Tauá- CE
2013
1. APRESENTAÇÃO
A proposta deste trabalho é de construir um plano de ação a ser desenvolvido do CAPS-AD, destinado aos jovens pertencentes as famílias das pessoas que sofrem com transtornos mentais, provocados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.
Durante o período do Estágio Supervisionado I, pude observar a necessidade de desenvolver ações socioeducativas sobre o uso e consumo de álcool e outras drogas, no intuito de prevenir e minimizar o consumo destas substâncias entre os jovens familiares dos usuários.
2. JUSTIFICATIVA
O CAPS AD – ÁLCOOL E DROGAS tem a missão de oferecer o atendimento diário a pessoas que sofrem com transtornos mentais, provocados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas, oferecendo cuidados clínicos e reabilitação psicossocial, dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.
Desenvolve ações que vão desde atendimentos individuais a grupais (terapêuticos e operativos), oficinas terapêuticas e visitas domiciliares. O serviço tem como objetivo garantir tratamento a pessoas com transtornos comportamentais decorrentes da dependência que apresentam danos físicos, psíquicos e sociais, promovendo o ser humano em toda a sua complexidade, trabalhando a superação do estigma da dependência química e oferecendo uma perspectiva de reflexão, em que a pessoa possa pensar a retomada da cidadania como um processo de reconstrução social e familiar. São objetivos também relevantes: a manutenção da adesão ao tratamento e a reinserção na comunidade. Dessa maneira, o CAPS AD – ÁLCOOL E DROGAS busca evitar internações, garantindo os direitos sociais e reduzindo os danos decorrentes do abuso de substâncias psicoativas.
Um dos grandes desafios que podemos constatar no CAPS