Projeto de Intervenção do Curso de Serviço Social - UNIFESP Campus BS: "A Arte de Conviver: Promovendo Saúde Através da Criação de Oficinas".
Campus Baixada Santista
Curso de Serviço Social
PROJETO DE INTERVENÇÃO
Atividade desenvolvida no módulo
- Supervisão Acadêmica de Estágio
Trabalho desenvolvido por
Marcos Giangiulio Faustino.
Baixada Santista – SP
Primeiro semestre de 2013
1
Universidade Federal de São Paulo
Campus Baixada Santista
Curso de Serviço Social
A Arte de Conviver: Promovendo Saúde Através da
Criação de Oficinas
Baixada Santista – SP
Primeiro semestre de 2013
2
Universidade Federal de São Paulo
Campus Baixada Santista
Curso de Serviço Social
Justificativa
Cabe aos assistentes sociais, como profissionais da área da saúde, conforme referenciado em documentos do Ministério da Saúde 1, debater o significado da humanização com a equipe, para que as ações não estejam voltadas somente a escuta e redução da tensão. A concepção de humanização permite aos profissionais uma análise dos determinantes sociais do processo saúde-doença, das condições de trabalho e dos modelos assistencial e de gestão, discutindo com os usuários dos serviços, a ruptura com o modelo de tratamento centrado na doença.
Visando um tratamento mais humanizado2, que leve em conta as características individuais, preferências e história de cada paciente, o presente projeto de intervenção visa promover a convivência e fortalecimento de vínculos entre pacientes e entre eles e a equipe do
Núcleo de Apoio Psicossocial, NAPS-IV.
O NAPS-IV é um serviço da saúde mental do município de
Santos, que atende pacientes com transtornos mentais e sofrimento psíquico. Por ser um serviço classificado como CAPS-III, criado inicialmente com a proposta de atender casos de neuroses mais complexos (psicose, transtorno bipolar, esquizofrênia, etc), a unidade dispõem de cinco leitos para internações, trabalha com pacientes que fazem hospital-dia (HD) e acaba funcionando como ambulatório, atendendo também casos de neurose, como depressões leves.
A unidade